Oct 9, 2010

Sim para a gordura boa

Será que as gorduras fazem tão mal assim? Será que é melhor que elas estejam totalmente isentas da alimentação das crianças? Não é bem assim...
            As crianças gostam muito de alimentos como batata frita, chocolates e balas. Com isso, as mães se preocupam com o perigo da obesidade e já querem cortar qualquer tipo de alimento que tenha alguma gordura da alimentação das crianças. Porém, existem gorduras boas! Não é necessário cortar todo e qualquer tipo de gordura das crianças, pois elas precisam de gorduras e açúcares para crescerem e se desenvolverem bem! Alguns alimentos como os peixes (salmão, bacalhau, sardinha e atum), o feijão e a vagem, são ricos em ômega-3, uma gordura que previne problemas cardíacos, ajuda a memória e combate a depressão. Principalmente nessa fase na qual as crianças precisam de atenção e memória para aprenderem, essas gorduras são essenciais.
            Entretanto, existem gorduras que fazem mal a saúde sim. Uma das maiores vilãs de hoje é a gordura trans, a presente nos salgadinhos e biscoitos industrializados. Essas sim devem ser evitadas! Elas aumentam o risco de doenças vasculares.
            As gorduras trans podem ser identificadas pela leitura dos rótulos dos alimentos. Quando há gordura trans, existe gordura vegetal hidrogenada na composição do produto. É importante ressaltar que a ANVISA determinou que quando uma porção de alimento possuir até 0,2% da gordura trans, o rótulo pode dizer que o produto não tem gordura trans, o que não é verdade. Ou seja, se a embalagem traz os valores referentes à porção de dois biscoitos e esses contiverem 0,2g de gordura trans, o fabricante pode afirmar que o produto é livre dela. Mas, na verdade, se uma pessoa comer 20 biscoitos terá consumido os 2g da gordura. Atenção, mães, para a leitura dos rótulos dos alimentos que seus filhos comem!
            Uma grande dificuldade para melhorar a qualidade da alimentação das crianças em fase escolar é a ausência das mães nas refeições dos filhos e no acompanhamento de seus hábitos alimentares. Muitas vezes, os filhos são deixados com moças que cuidam deles. Desse modo, fica mais fácil fazer o que as crianças querem. Sendo assim, é importante, sempre que possível, a presença da mãe na hora das refeições e sua ajuda na escolha dos alimentos, sempre incentivando o consumo de frutas, verduras e legumes.  
            Por fim, pode-se dizer que as crianças precisam de açúcares e gorduras sim, mas em uma dieta balanceada com outros nutrientes, como as proteínas, as vitaminas e os minerais. As frutas e hortaliças devem ser incentivadas e os produtos industrializados como as carnes embutidas, os salgadinhos, os biscoitos recheados e os chocolates devem ser evitados.
REFERÊNCIAS:
Globo.com (matéria do programa “Fantástico”). Link: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL697474-15605,00.html
ANVISA,2006
                                                                                                                             GRUPO 1

No comments:

Post a Comment