Oct 30, 2010

Escolas de Florianópolis servem mariscos na merenda


Grupo 3

Boa parte das crianças nunca havia comido marisco. O sabor marcante do marisco não foi unanimidade

.

Pode chamar de marisco ou de mexilhão O molusco é um dos alimentos mais antigos da Humanidade. É o prato nacional da Bélgica. Os franceses o cozinham no vinho branco. No Brasil, vá lá, não é tão popular assim. Mas agora, a iguaria começa a ser apresentada aos alunos das escolas públicas de Florianópolis. Na teoria e na prática.

Há cinco meses, a prefeitura de Florianópolis já havia introduzido a ostra na merenda escolar. A aprovação dos alunos foi de 92%. Agora chegou a hora de testar o marisco, que vai ser servido nas escolas uma vez por mês. As receitas são as mais variadas. Além do risoto, tem estrogonofe de marisco, marisco refogado e torta de marisco.

Boa parte das crianças nunca havia comido marisco. Um desafio para o paladar. Mas o sabor marcante do marisco não foi assim uma unanimidade. Os especialistas dizem que vale a pena insistir pelo valor nutricional do molusco.

“É rico em vitaminas A e C, cálcio, ferro, zinco, o que aumento o colesterol bom”, aponta a nutricionista Letícia Nazário.

O único senão é a chance do marisco causar alergia, o que é comum com os frutos do mar.

“Avisamos o pai. Eles nos avisam se a criança tem alergia e oferecemos uma opção”, conta a nutricionista Míriam Costa.

No comments:

Post a Comment