Oct 1, 2010

Crianças acima do peso: Visual “fofo”, mas nada saudável!!


A obesidade está sendo considerada uma doença crônica e epidêmica, pois vem apresentando um rápido aumento em sua prevalência nas últimas décadas, tanto em países desenvolvidos como nos em desenvolvimento, e está relacionada com uma alta taxa de morbidade e mortalidade.
            É comum os pais desejarem que seu filho seja um "bebezão" cheio de dobrinhas, gordinho o bastante. Alguns bebês são gordinhos só de mamar no peito. Mas, o normal é que essas crianças "gordinhas" ao começarem a engatinhar e a andar percam o excesso de peso devido ao progressivo gasto energético com as suas atividades físicas. Mas, quando estas crianças não conseguem deixar de ganhar peso este excesso passa a ser prejudicial à saúde. O número de crianças obesas tem crescido nos últimos anos e os pais precisam se alertar para as consequências danosas provocadas pela obesidade infantil.
            A obesidade infantil pode ser causada por vários fatores como genéticos e ambientais. Mas quando descoberta e tratada com principalmente a educação alimentar da criança evitariam problemas futuros e precoces como diabetes, pressão alta, carência de micronutrientes devido à alimentação inadequada, dentre outros.
            É na da infância que a criança adquire os hábitos alimentares e estes se perpetuarão por toda a vida, assim quando uma alimentação dita saudável (rica em frutas e hortaliças e pobre em frituras e conservantes) é adquirida, esta tem grandes chances de ser mantida. Também nesta fase a criança começa a ter maior autonomia na alimentação, ou seja, a escolher os alimentos, portanto, a importância dos pais é grande, cabendo a eles a oferta de alimentos saudáveis como frutas e verduras.
            A escola e os professores podem ter um papel positivo neste caso, tendo em vista a grande influência que estes possuem sobre as crianças em idade escolar. Cabe aos professores fazerem parte da educação nutricional juntamente com os nutricionistas responsáveis por estas crianças. E uma merenda escolar balanceada e nutricionalmente equilibrada tem além de papel de tratamento também papel protetor.
            Além da alimentação a prática de atividade física é interessante, porque, ela contribui tanto para perda de peso quando para o desenvolvimento motor e social da criança.
Grupo: 1


3 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. A última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009)apresenta dados que reforçam o que foi apresentado aqui pelo grupo. A pesquisa destacou que uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estava acima do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

    ReplyDelete
  3. Quando eu tinha 7,8,9 anos eu pesava 27 quilo agora eu tenho 10 anos eu peso 57 quilo

    ReplyDelete