Oct 16, 2010

Projeto Educando com a Horta Escolar

O Projeto Educando com a Horta Escolar é resultado do acordo assinado em maio de 2005 entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) / Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Este projeto representa uma estratégia para enfrentar os desafios impostos pela busca de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e no mundo.
O Projeto objetiva formar profissionais da educação, da saúde e membros da comunidade escolar para o exercício de uma alimentação saudável e ambientalmente sustentável, utilizando-se da horta como eixo gerador de uma prática pedagógica mais participativa e de um processo de dinamização do currículo escolar. Essa ação educacional faz com que as crianças aprendam a cultivar hortaliças e tudo o que é colhido nas hortas é utilizado para complementação da alimentação escolar.
Na avaliação da FAO, o projeto justifica-se pelo fato de, no Brasil, a fome, a desnutrição, as deficiências de micronutrientes e as enfermidades serem resultantes da pouca ou má alimentação. A partir dos anos 80 (do século 20), doenças como diabetes, hipertensão arterial e obesidade alcançaram o patamar de 240%, agravando, juntamente com os males oriundos da subnutrição, a situação da saúde pública do país.
Devido à necessidade da formação de práticas alimentares saudáveis desde cedo, foi criado o projeto piloto TCP/BRA/3003 - A horta escolar como eixo gerador de dinâmicas comunitárias, educação ambiental, alimentação saudável e sustentável, que, a partir de uma experiência inicial, implementou hortas escolares trabalhando conteúdos de educação alimentar, nutricional e ambiental entre a comunidade escolar e as políticas públicas voltadas para o tema. Teve como público alvo comunidades carentes com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e foi implementado em 3 (três) municípios do Brasil: Santo Antônio do Descoberto (GO), Saubara (BA) e Bagé (RS), alcançando escolas públicas do Ensino Fundamental, entre rurais e urbanas.
Posteriormente, o projeto foi implantado em mais (14) quatorze municípios, sendo 12 (doze) no Estado da Bahia e 02 (dois) no Estado de Goiás. Nas atividades desenvolvidas pelo projeto é reafirmada, continuamente, a importância da discussão integrada de três áreas: educação/currículo, alimentação/nutrição e meio-ambiente/hortas escolares. Por este motivo, tem atingido resultados, como:
1. Mudanças significativas nos hábitos alimentares dos escolares;
2. Adaptações substantivas dos cardápios às especificidades regionais, inclusive no que diz respeito à inclusão de hortaliças oriundas da produção de agricultores familiares na alimentação escolar;
3. Maior qualidade e quantidade de projetos ambientais;
4. Melhoria da qualidade do trabalho pedagógico das escolas e, conseqüentemente, melhor desempenho dos alunos no que se refere à aprendizagem.
Como uma ação de educação alimentar e nutricional do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Projeto tem oferecido aos municípios participantes reais possibilidades de trazer para dentro da escola e dos debates com a comunidade a complexidade e os desafios relacionados à cultura de hábitos alimentares saudáveis, à relação sustentável com o ambiente e à prática pedagógica dinâmica e promotora de aprendizagens.

2 comments:

  1. É fundamental destacar que mesmo nas escolas onde não há a presença deste projeto a horta também pode ser utilizada como eixo pedagógico norteador para as ações de promoção da alimentação saudável. Para isso é preciso trabalhar com o envolvimento de toda a comunidade na divisão de tarefas para buscar garantir a sua sustentabilidade.

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  2. Com certeza, é uma forma inclusive de envolver os pais das crianças para auxiliar na execução do projeto. Além disso, na cartilha encontrada no site www.educandocomahorta.org.br disponibiliza-se a informação necessária para iniciar uma horta, passo a passo. É bem interessante!

    Rafaella Santin

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