Oct 14, 2010

Município gaúcho usa alimentos de pequenos agricultores na merenda escolar

Um município gaúcho reforçou a merenda escolar com alimentos produzidos pelos pequenos agricultores da região.
Os benefícios da reeducação alimentar estão no rosto dos alunos, nas concorridas filas dos refeitórios e na balança.
“Todo mundo diz assim: ‘Nossa como você emagreceu, como você está bonita’. Todos os alimentos que a escola fornece agora eu como e estou, cada dia, comendo mais. Em casa, também peço para minha mãe fazer ”, contou Lilian Engelmn, de 13 anos.
Para incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis entre os 3,5 mil alunos da rede pública de Dois Irmãos, na Grande Porto Alegre, as escolas apostaram numa receita caseira: substituir o que era industrializado por produtos cultivados nas pequenas propriedades do próprio município.
“Produzidos por pais dos alunos aqui da escola mesmo. Então, isso também incentivava: ‘Ah, esse aqui veio do meu pai, da nossa família, do trabalho da nossa família’”, explicou a diretora de escola Maria Angela Baldi.
Feijão, arroz integral, legumes, frutas e leite. Quase tudo o que abastece as cozinhas das escolas vem de pequenas estufas e cooperativas. Além da qualidade, a mudança trouxe uma economia de 25% no preço da merenda.
“O consumidor é beneficiado com uma alimentação mais saudável, o produtor é beneficiado porque tem um mercado que é seguro, que ele pode vender o seu produto e continuar na terra. A gente está incentivando o agricultor a produzir de forma mais orgânica”, declarou a criadora do projeto, Rozane Triches.
O programa de reeducação alimentar já existe há cinco anos e a mudança no cardápio trouxe benefícios que vão além da saúde. Na sala de aula, os professores também perceberam uma melhora no desempenho escolar.
Numa das maiores escolas da cidade, o índice de aprovação subiu 6%, desde a implantação do projeto, que este ano recebeu um prêmio das Nações Unidas. Reconhecimento a um trabalho que deixa a hora da merenda muito mais saborosa.
“Eu tenho coelhos e, às vezes, eu como mais cenouras que eles”, brinca Tainá Hergesell, de
10 anos.
Fonte: Jornal Nacional, exibido em 21/07/2010- Reportagem de Carla Fachim; Disponível em: http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/municipio-gaucho-usa-alimentos-de-pequenos-agricultores-na-merenda-escolar/1304559/

GRUPO 2

2 comments:

  1. Bem vindo grupo 2!
    Parabéns pela escolha da reportagem. Esse é um tema muito atual e a divulgação de experiências bem sucedidas é fundamental para sensibilização e motivação do municípios a realizarem a compra do pequeno agricultor. Lembro que na nossa ementa consta uma aula para conhecermos melhor a agricultura familiar no contexto do PNAE.

    ReplyDelete
  2. Adorei ler essa reportagem... Me fez pensar que essa interação entre produtores, escolas e alunos poderá ser frutificada nos municípios e estados brasileiros com o respaldo da Lei nº 11.947/2009. Será muito prazeroso vivenciar esses relatos se multiplicando pelo Brasil.
    Carolina Chagas - Nutricionista

    ReplyDelete