Nov 29, 2010

Santo Antônio do Descoberto adota a Nutrição como tema permanente em disciplinas

Santo Antônio do Descoberto, pequena cidade de Goiás que nasceu nos áureos tempos do ciclo do ouro, quer fazer da prática da alimentação saudável nas escolas um aprendizado constante e que se multiplique para educadores e comunidade. Este é o objetivo do PROJETO NUTRINDO COM A EDUCAÇÃO.
Aprovado no Conselho Municipal de Educação, o projeto já faz parte do planejamento pedagógico e pretende formar professores-multiplicadores de temas relativos à Nutrição. A proposta prevê ainda que os conceitos da alimentação saudável estejam presentes no planejamento de todas as disciplinas ministradas aos alunos, abrindo caminho efetivo para a informação que gera mudança de hábitos alimentares.
O curso de formação sobre conceitos de Nutrição, voltado aos educadores da rede municipal, iniciou no último mês de setembro e inclui aspectos gerais da Nutrição, Políticas Públicas de Nutrição, Guias Alimentare, Nutrição na Infância e Funcionamento do Aparelho Digestivo. "A rede municipal conta com aproximadamente 500 professores, atuando em 34 entidades escolares, que atendem, por sua vez, 14.424 alunos. Iniciamos o curso com 80 vagas, porém, destes temos participantes efetivos em média de 40 professores. Estamos, portanto, buscando parceiros para que sirvam como estímulo e que haja a permanência fiel destes inscritos iniciais até findar a etapa do curso em 2011", explica a nutricionista e Responsável Técnica Fernanda Marques Cirqueira.
Inicialmente, detalha Fernanda, foram selecionados dois educadores de cada unidade de ensino que atuarão como multiplicadores de informações. "Após as aulas, deixamos o prazo de 30 dias para que os professores se reúnam e tracem métodos para serem utilizados em cada disciplina. No dia 22 de novembro teremos os primeiros relatórios e trabalhos apresentados por eles, mostrando como foi desenvolvido o primeiro bloco de aulas", conta a nutricionista que está animada com o projeto.

Avaliação Antropométrica
O projeto que está sendo adotado no pequeno município mostra bem que é preciso ações integradas e comprometidas para que a alimentação saudável se torne uma realidade nas escolas e consequentemente nos lares brasileiros. Mostra ainda que as boas ideias podem nascer em cidades que estão longe do foco da mídia e que devem servir de exemplo para grandes metrópoles.  Santo Antônio do Descoberto resolveu fazer a "lição de casa" . Segundo a nutricionista Fernanda, antes de trabalhar a alimentação saudável com os alunos, é preciso formar esta consciência em seus educadores. "Observamos, durante as aulas iniciais, que há um perfil considerável de professores com sobrepeso e obesidade. Decidimos, então, realizar no próximo dia 18 de outubro a Avaliação Antropométrica do grupo, pois desejamos envolver ao máximo os educadores e é fundamental que eles se tornem o referencial para as crianças e jovens".
Fernanda explica que o foco nesta fase do projeto é o professor e o ambiente escolar. No entanto, espera-se gerar algum impacto na comunidade, uma vez que os alunos também serão agentes multiplicadores da alimentação saudável. Ela adianta ainda que o Departamento de Alimentação Escolar está planejando uma ação em parceria com a Secretaria de Saúde para a avaliação nutricional do escolar de Santo Antônio, de maneira a garantir dados mais precisos que sirvam de subsídios ao andamento do projeto.
"Nosso objetivo é fazer com que o tema alimentação saudável não seja banalizado ou apenas retratado pela mídia sem envolvimento prático. Entendemos que a mudança de hábitos alimentares requer disciplina teórica (ensino) e prática (cotidiano familiar). Portanto, o aluno, ao conviver diariamente com certo tipo de assunto, naturalmente o terá como parte do seu dia-a-dia. O melhor é que o seu referencial, professor, se torna detentor de conhecimento o suficiente para que a alimentação seja encarada com grande valor", conclui a nutricionista.
Data: 08/10/2010
Fonte.: Sandra Perruci – Rebrae


No comments:

Post a Comment