Nov 22, 2010

Alimentos perecíveis na lancheira podem provocar intoxicação alimentar

Evitar frios, cozidos e sucos caseiros assegura a saúde das crianças, ensina o especialista em higiene dos alimentos Dr. Roberto Figueiredo.
Com a volta às aulas, uma velha pergunta entra em cena: o que colocar na lancheira das crianças para que elas fiquem bem alimentadas e, ao mesmo tempo, não corram riscos de intoxicações alimentares?
"Essa é uma pergunta realmente intrigante para a maioria dos pais que se preocupam mais com o acompanhamento da alimentação do filho." [2]
Segundo o especialista em higiene dos alimentos, biomédico Roberto Figueiredo (o Dr. Bactéria do programa Fantástico), os lanches preparados em casa sem os cuidados necessários podem ocasionar sintomas desagradáveis, como diarréia, vômito, febre e até paralisação respiratória, cardíaca e mental.
“O ideal é oferecer apenas produtos não-perecíveis, como frutas, biscoitos, legumes secos, pães e geléias”[1], explica. Os sanduíches devem ser preparados momentos antes da criança sair para a escola e somente com defumados, como salame e queijo provolone – que podem ser mantidos fora da geladeira. “Complementos como alface, catchup, mostarda e maionese comercial também estão liberados”[1], garante o biomédico.
As restrições estão nos frios, como presuntos e queijos em geral (inclusive requeijão), bolos recheados, ovos, carnes, aves, pescados e legumes cozidos. “Estes alimentos não podem ser mantidos fora de refrigeração por mais de duas horas e devem ficar abaixo de 7° C, o que é inviável em uma lancheira”[1], alerta Figueiredo. As mães devem, ainda, evitar os achocolatados e sucos caseiros, preferindo apenas os de embalagens tipo Pet.
"Isso aumenta a ingestão de produtos industrializados, que contém conservantes, alto teor de sódio, pouco valor nutricional e biológico, como o refrigerante."[2]
Outro cuidado se refere à limpeza das frutas, já que a higienização inadequada pode provocar Hepatite A. “A dica é lavá-las com água corrente e utilizar uma escovinha para remover bactérias, vírus e resíduos de agrotóxicos. Além disso, não se deve usar sabão ou detergente e as frutas devem estar refrigeradas antes da lavagem”[1], completa o especialista.
De acordo com a Nutricionista Flávia Shwartzman cerca de 20% da alimentação de crianças em idade escolar é proveniente dos lanches feitos por ela ao longo do dia, por isso a importância da introdução de lanches saudáveis desde a primeira etapa de escola do seu filho. O costume de comer alimentos saudáveis vem da mesa de casa, portanto, conclui-se que, se em uma casa a alimentação não é balanceada e tem uma dieta rica em comidas não saudáveis a criança reflete isso na escolha do que comer/ e o que come na escola. Há também um pensamento lógico sobre a escolha dos alimentos pelas crianças, que se elas não podem escolher obrigatoriamente vão fazer "birra" para não comer, até ganhar o que quer; para que isso não ocorra, manter uma linha de comunicação com seu filho e ajudá-lo a escolher o que comprar para lanchar, além de incentivar a participação dele na preparação do lanche, é essencial para que a criança crie um vínculo afetivo com a comida e assim goste de comer aquilo que lhe é oferecido, que no caso é o lanche de casa, preparado pela mãe, com maior controle de alimentos saudáveis. Isso também é importante pois a criança não crie o hábito de trocar lanches que ela não gosta com um coleguinha.
Dicas importantes para a montagem da lancheira e quais alimentos escolher para montar a lancheira vocês podem encontrar nos sitios: 

Sobre o Dr. Roberto Figueiredo
O biomédico e consultor Roberto Martins Figueiredo, uma das principais autoridades brasileiras em saúde pública e um dos maiores especialistas em higiene de alimentos, é especializado em Saúde Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Engenharia da Qualidade (Controle de Processos e Auditorias) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, Figueiredo apresenta quinzenalmente o quadro “Tá Limpo”, no Fantástico, programa da Rede Globo.

Alimentos que podem ou não podem fazer parte da lancheira do seu filho:
Pode
Não Pode
Frutas
Ovos
Biscoitos
Carnes, aves e pescados
Pães
Requeijão
Geléias
Maionese ou molhos caseiros
Sanduíches com defumados (provolone e salame, por exemplo)
Lanches com queijos em geral e presunto
Legumes secos e alface
Legumes cozidos
Produtos não-perecíveis (como catchup, mostarda e maionese comercial)
Qualquer tipo de produto perecível
Achocolatados e sucos de embalagem tipo Pet
Sucos, vitaminas ou achocolatados caseiros
Bolos caseiros (como pão-de-ló ou industrializados sem recheio)
Bolos com cremes ou qualquer tipo de recheio
[1] Dr. Roberto Figueiredo[2] Nutricionista Flávia Shwartzman

No comments:

Post a Comment