Qual o papel da escola na formação dos hábitos alimentares da criança?
Dra Márcia Regina Vitolo - Professora do Curso de Nutrição e do Mestrado em Saúde Coletiva da Unisinos- São Leopoldo- RS.
A importância da escola na formação do hábito alimentar
A formação dos hábitos alimentares é um processo que tem início desde o nascimento com as práticas alimentares introduzidas no primeiro ano de vida. Posteriormente vai sendo moldado, tendo como base as preferências individuais, as quais são determinadas geneticamente, pelas experiências positivas e negativas vividas com relação à alimentação, pela disponibilidade de alimentos dentro do domicílio, pelo nível socioeconômico, pela influência da mídia, pelas necessidades fisiológicas. É muito difícil determinar qual desses fatores vai exercer maior impacto na formação do hábito alimentar. Ressalta-se a diferença entre as terminologias: consumo alimentar e hábito alimentar, sendo esta última referente à prática alimentar que interfere na condição nutricional da pessoa, ou seja, trata-se de um processo complexo e muito difícil de mensurar pelas metodologias utilizadas nos inquéritos dietéticos. Dessa forma, fica claro que a mudança de hábito alimentar é muito difícil de ser alcançada pois as estratégias para isso teriam que ir além do que se faz habitualmente nas orientações dietéticas, isto é, a pessoa modifica sua prática alimentar para corrigir um problema, mas dificilmente muda seu hábito alimentar, o que a deixa vulnerável para retornar às condutas anteriores que são nocivas à sua saúde.
Por todas essas considerações deduz-se que quanto mais cedo se instalar hábitos alimentares corretos maior a probabilidade de que permaneçam na vida futura. Assim, a educação alimentar exige tempo longo de ação e a escola faz parte desse processo, intervindo na cultura e nas atitudes com bases cognitivas. A escola tem que mudar o contexto atual de fornecer subsídios pontuais e de iniciativa individual, muitas vezes com interesse acadêmico na área de nutrição e introduzir, de forma processual e educacional elementos cognitivos para formação de conceitos técnicos na área de alimentação e nutrição. Dessa maneira, as crianças vão incorporando conceitos adequados de forma gradual, sem pressões, de forma que possam , no longo prazo, interferir em suas práticas alimentares de forma efetiva. A escola tem papel importante na estruturação da cultura dos grupos populacionais e portanto deveria ser melhor explorada para a formação do hábito alimentar, o qual sem dúvida tem um forte componente cultural.
Por todas essas considerações deduz-se que quanto mais cedo se instalar hábitos alimentares corretos maior a probabilidade de que permaneçam na vida futura. Assim, a educação alimentar exige tempo longo de ação e a escola faz parte desse processo, intervindo na cultura e nas atitudes com bases cognitivas. A escola tem que mudar o contexto atual de fornecer subsídios pontuais e de iniciativa individual, muitas vezes com interesse acadêmico na área de nutrição e introduzir, de forma processual e educacional elementos cognitivos para formação de conceitos técnicos na área de alimentação e nutrição. Dessa maneira, as crianças vão incorporando conceitos adequados de forma gradual, sem pressões, de forma que possam , no longo prazo, interferir em suas práticas alimentares de forma efetiva. A escola tem papel importante na estruturação da cultura dos grupos populacionais e portanto deveria ser melhor explorada para a formação do hábito alimentar, o qual sem dúvida tem um forte componente cultural.
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