Olá! Para começarmos bem nossas postagens, iniciaremos com uma sugestão de nossas professoras. Assim, segue abaixo uma reportagem que saiu no Correio Braziliense, na segunda-feira passada, dia 22 de novembro.
A reportagem trata da presença de alimentação regional nas escolas do Distrito Federal e é baseada na lei que afirma que 30% dos recursos voltados para alimentação escolar devem ser direcionados para a agricultura familiar local, fato que, conseqüentemente, influencia a inclusão de alimentos regionais nas merendas escolares. Tal fator traz diversos benefícios, tanto para os estudantes quanto para o Estado; benefícios estes que variam desde uma maior aceitação por parte das crianças até maiores vantagens econômicas para o governo. Deste modo, seguem abaixo dois trechos da reportagem.
...Rosana ressalta que muitos dos alimentos que compõem a merenda escolar dos estudantes brasilienses já são produzidos no quadrilátero do DF. “O atendimento não é maior porque os produtores não conseguem atender a demanda”, reforça. Entre os produtos regionais aproveitados nas cantinas da rede pública do DF estão o morango, produzido em Brazlândia; o iogurte, fabricado em uma cooperativa de São Sebastião; e hortaliças, que são plantadas em Sobradinho.
Além de resgatar hábitos e estimular uma alimentação mais saudável, o consumo de alimentos regionais pode ajudar a aquecer a economia local. “Do ponto de vista financeiro, se gastará menos, porque se compra regionalmente. Além disso, vai dinamizar a economia local. O dinheiro sai e volta para o mesmo lugar de origem”, contextualiza Albaneide Peixinho.
Para conferir a reportagem completa, acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2010/11/22/interna_cidadesdf,224173/cardapio-regional-nas-escolas-da-rede-publica-do-pais-e-uma-boa-pedida.shtml
Grupo 5
No comments:
Post a Comment