Nov 13, 2010

Picolé de leite de cabra reforça merenda escolar

GRUPO 4

Para especialistas, o leite de cabra é mais digestivo, tem mais cálcio e pode ser consumido, principalmente, por pessoas que têm alergia ao leite de vaca.

leite de cabra                 

picole_interna

                                                                                         
A merenda escolar da cidade de Barreiras ganhou um reforço que está agradando a garotada: picolé. Mas o picolé da hora do lanche tem um a receita especial: é feito com leite de cabra que, segundo os nutricionistas, tem mais benefícios que o leite de vaca.Para especialistas, o leite de cabra é mais digestivo, tem mais cálcio e pode ser consumido, principalmente, por pessoas que têm alergia ao leite de vaca. “O leite de cabra apresenta uma composição muito parecida com o leite materno”, declara o nutricionista Gustavo Augusto. Atento à informação, o produtor Janeivaldo Guedes começou a produzir picolés de leite de cabra. “No começo, fazia a ricota e o doce. A ideia foi de fazer o picolé porque eledura mais tempo, de seis meses a um ano, dependendo do armazenamento do picolé”. O picolé nutritivo foi inserido na merenda escolar do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Barreiras. Pelo jeito, as crianças aprovaram. “É muito gostoso. É uma delícia”, diz uma criança.Fonte de fósforo, cálcio, e vitaminas o leite de cabra foi integrado às refeições do Programa de erradicação do trabalho Infantil - PETI, do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e da Maternidade Municipal. Servido em forma de picolé, o produto tem agrado a todos os atendidos pelos programas e feito muito sucesso em Barreiras.

Vantagens de consumir o leite de cabra
Menos colesterol
O leite de cabra chega a ter 30% menos colesterol que o de vaca, além de possuir menor teor de açúcar.

Menos Alergênico

Aproximadamente 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite de vaca, que podem caracterizar-se por distúrbios digestivos, corrimento nasal, otites, erupções cutâneas, entre outras alergias. A caseína alfa-S1, proteína encontrada em grandes quantidades no leite de vaca, é a grande responsável por esse tipo de reação alérgica. O leite de cabra possui apenas traços desta proteína, além disso, não contém b-lactoglobulina, também grande estimulante de reações alérgicas não-específicas. Portanto, possui maior tolerabilidade se comparado ao leite de vaca. Isso significa maior absorção de nutrientes importantes como cálcio, proteínas e carboidratos. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73)

Mais Digestivo

As partículas de gordura do leite de cabra são de tamanho reduzido em relação ao leite de vaca. Com isso, o leite é rapidamente absorvido, em cerca de 40 minutos, enquanto o leite de vaca demora, em média, de 2 horas, deixando menos resíduos no intestino, evitando assim fermentação, formação de gases, má digestão, constipação, etc. Também possui capacidade tamponante. Para quem precisa de uma rápida reposição e aquisição de nutrientes, o leite de cabra é uma ótima alternativa. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73)

Mais Cálcio

O leite de cabra é uma excelente fonte de cálcio e vitaminas, possuindo 130mg de cálcio para cada 100ml de leite, ou seja, 20% mais que o leite de vaca (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73), sendo muito utilizado na ação preventiva e curativa de osteoporose. As perturbações digestivas dos bebês podem ser controladas com leite de cabra integral, diluído ou desnatado (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73) .O eczema infantil, uma espécie de asma, que geralmente pode evoluir para a asma clássica, também pode ser curada naturalmente com o leite de cabra. Criança tratada com leite de cabra dificilmente sofrerá de asma, garantem os pediatras do mundo todo (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73)
Além disso, características inerentes ao leite de cabra estão sendo observadas e possibilitam diversas aplicações terapêuticas para problemas como distúrbios gastrointestinais e minimização dos efeitos colaterais da quimioterapia.


No comments:

Post a Comment