Nov 14, 2010

Bagé garante cardápio personalizado para estudantes com necessidade especial.


De acordo com a PNAE, programa que viabiliza a distribuição de recursos destinados à merenda escolar, assiste universalmente alunos da rede pública de ensino. Respeitando as diferenças e necessidades individuais, projetos específicos para a adequação da merenda a alunos com necessidades especiais abrange o atendimento a todos os alunos.
Dentro das ações voltadas para a melhoria da alimentação escolar, o município de Bagé desenvolve um trabalho diferenciado. Alunos da rede municipal de ensino que necessitam de alguma dieta especial recebem um cardápio personalizado durante o período letivo.
Segundo a nutricionista Renata de Araújo Pereira, umas das três contratadas pela Secretaria de Educação para elaborar a alimentação da rede três cardápios especial são utilizados no momento. “Hoje, temos dois cardápios para crianças com fenilcetonúria e um terceiro para estudantes com Diabetes Mellitus Tipo 1”, relata. Como ela explica, a Fenilcetonúria é detectada no tradicional exame do pezinho e caracteriza-se pela deficiência na metabolização de aminoácidos presentes em quase todos os alimentos, principalmente os proteicos. “Estes casos exigem o início do tratamento antes do 21° dia de vida, para que não haja sequelas. No cardápio requerido, disponibilizados apenas legumes, cereais, frutas e verduras, sempre de forma controlada”, detalhou. Já para os portadores de Diabetes, Renata aponta que o cardápio “exige doses controladas e a cada três horas. Ou seja, duas refeições durante a aula”.

A nutricionista acrescenta que, para cada caso, um cardápio específico é elaborado. “Temos alunos em três escolas da rede que utilizam este recurso”, informa. A equipe de que executa este serviço de elaboração também conta com as nutricionistas Milena Tavares Dutra e Vera Maria de Souza Bortolini.

Melhorias na alimentação escolar – Em Bagé, 33 das 37 Escolas Municipais de Ensino Fundamental possuem refeitórios próprios, oriundos do Programa Fome Zero, servindo duas refeições diárias (café da manhã e almoço) para os estudantes.

Além disto, como relembra a secretária de Educação, Janise Colares, desde agosto, outras escolas (Marques de Tamandaré, Doutor Pena, Manoela Teitelroit, Visconde Ribeiro de Magalhães e Paulo Freire – e André Leão Poente, na zona rural) passaram a proporcionar duas refeições por dia aos seus alunos. Este novo serviço é viabilizado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com contrapartida do município.


Fonte.: Prefeitura Municipal de Bagé (RS) - 22/10/2010. Disponível em: <http://www.rebrae.com.br>

No comments:

Post a Comment