Santo Antônio do Descoberto, pequena cidade de Goiás que nasceu nos áureos tempos do ciclo do ouro, quer fazer da prática da alimentação saudável nas escolas um aprendizado constante e que se multiplique para educadores e comunidade. Este é o objetivo do PROJETO NUTRINDO COM A EDUCAÇÃO.
Aprovado no Conselho Municipal de Educação, o projeto já faz parte do planejamento pedagógico e pretende formar professores-multiplicadores de temas relativos à Nutrição. A proposta prevê ainda que os conceitos da alimentação saudável estejam presentes no planejamento de todas as disciplinas ministradas aos alunos, abrindo caminho efetivo para a informação que gera mudança de hábitos alimentares.
O curso de formação sobre conceitos de Nutrição, voltado aos educadores da rede municipal, iniciou no último mês de setembro e inclui aspectos gerais da Nutrição, Políticas Públicas de Nutrição, Guias Alimentare, Nutrição na Infância e Funcionamento do Aparelho Digestivo. "A rede municipal conta com aproximadamente 500 professores, atuando em 34 entidades escolares, que atendem, por sua vez, 14.424 alunos. Iniciamos o curso com 80 vagas, porém, destes temos participantes efetivos em média de 40 professores. Estamos, portanto, buscando parceiros para que sirvam como estímulo e que haja a permanência fiel destes inscritos iniciais até findar a etapa do curso em 2011", explica a nutricionista e Responsável Técnica Fernanda Marques Cirqueira.
Inicialmente, detalha Fernanda, foram selecionados dois educadores de cada unidade de ensino que atuarão como multiplicadores de informações. "Após as aulas, deixamos o prazo de 30 dias para que os professores se reúnam e tracem métodos para serem utilizados em cada disciplina. No dia 22 de novembro teremos os primeiros relatórios e trabalhos apresentados por eles, mostrando como foi desenvolvido o primeiro bloco de aulas", conta a nutricionista que está animada com o projeto.
Avaliação Antropométrica
O projeto que está sendo adotado no pequeno município mostra bem que é preciso ações integradas e comprometidas para que a alimentação saudável se torne uma realidade nas escolas e consequentemente nos lares brasileiros. Mostra ainda que as boas ideias podem nascer em cidades que estão longe do foco da mídia e que devem servir de exemplo para grandes metrópoles. Santo Antônio do Descoberto resolveu fazer a "lição de casa" . Segundo a nutricionista Fernanda, antes de trabalhar a alimentação saudável com os alunos, é preciso formar esta consciência em seus educadores. "Observamos, durante as aulas iniciais, que há um perfil considerável de professores com sobrepeso e obesidade. Decidimos, então, realizar no próximo dia 18 de outubro a Avaliação Antropométrica do grupo, pois desejamos envolver ao máximo os educadores e é fundamental que eles se tornem o referencial para as crianças e jovens".
Fernanda explica que o foco nesta fase do projeto é o professor e o ambiente escolar. No entanto, espera-se gerar algum impacto na comunidade, uma vez que os alunos também serão agentes multiplicadores da alimentação saudável. Ela adianta ainda que o Departamento de Alimentação Escolar está planejando uma ação em parceria com a Secretaria de Saúde para a avaliação nutricional do escolar de Santo Antônio, de maneira a garantir dados mais precisos que sirvam de subsídios ao andamento do projeto.
"Nosso objetivo é fazer com que o tema alimentação saudável não seja banalizado ou apenas retratado pela mídia sem envolvimento prático. Entendemos que a mudança de hábitos alimentares requer disciplina teórica (ensino) e prática (cotidiano familiar). Portanto, o aluno, ao conviver diariamente com certo tipo de assunto, naturalmente o terá como parte do seu dia-a-dia. O melhor é que o seu referencial, professor, se torna detentor de conhecimento o suficiente para que a alimentação seja encarada com grande valor", conclui a nutricionista.
Data: 08/10/2010
Fonte.: Sandra Perruci – Rebrae
Disponível em: http://www.educandocomahorta.org.br/site/pt/alimentacao/noticias-da-alimentacao-escolar/79-santo-antonio-do-descoberto-adota-a-nutricao-como-tema-permanente-em-disciplinas.html
Site do projeto: http://projetonutrindocomaeducacao.blogspot.com/
Site do projeto: http://projetonutrindocomaeducacao.blogspot.com/