Dec 6, 2010

Prefeitos são premiados por boa gestão na merenda escolar

Nesta reportagem do dia 29 de novembro, alguns prefeitos foram premiados por se destacarem em conduzir boas práticas na execução do PNAE. Isto mostra como existe empenho, por parte de algumas pessoas, e preocupação com a alimentação das crianças.
A seguir, encontra-se a reportagem na íntegra:



 
Seg, 29 de novembro de 2010 
ASCOM-FNDE (Brasília) – Vinte e uma prefeituras de todo o país receberam hoje, em Brasília, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar por se destacarem em conduzir boas práticas na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Promovido pela organização não-governamental Ação Fome Zero, o prêmio tem por objetivo identificar e disseminar as experiências bem sucedidas na gestão do programa.

“Quero agradecer aos prefeitos que se inscreveram, pois mostram que estão realmente preocupados com a alimentação escolar de seus alunos”, afirmou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após entregar os troféus da sétima edição do prêmio. Lula lembrou, ainda, da importância da criação da Lei da Merenda Escolar (Lei nº 11.947/2009), que determina que 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a alimentação escolar devem ser utilizados na compra de produtos da agricultura familiar: “A compra dos produtores locais ajuda no desenvolvimento dos municípios”.

Na ocasião, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, elogiou a parceria entre merenda e agricultura familiar. “Os 30% da alimentação escolar para a agricultura familiar estão fazendo uma revolução no país”, disse.

Recorde – A sétima edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar teve um número recorde de inscritos. Foram 1.340 municípios interessados em exibir e disseminar suas práticas de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Em 2004, foram apenas 383 municípios inscritos”, lembrou o empresário Antoninho Trevisan, da Ação Fome Zero e idealizador da premiação.

Entre os vencedores regionais, destaque para os municípios paraibanos, que faturaram três de quatro troféus. “Essa premiação é um incentivo para continuarmos melhorando a merenda”, afimou Aroudo Firmino Batista, prefeito de Água Branca, um dos agraciados.

Além dos prêmios regionais, cinco municípios foram vencedores nas categorias nacionais: Paragominas-PA (valorização profissional de merendeiras), Ananindeua-PA (merenda quilombola), Senador Pompeu-CE (município do semiárido), São Domingo-SC (pequenas cidades) e Joinville-SC (capitais e grandes cidades).

Prêmios regionais

Centro-Oeste
Alto Horizonte-GO
Alto Taquari-MT
Goiatuba-GO
Lucas do Rio Verde-MT

Nordeste
Água Branca-PB
Aparecida-PB
Orós-CE
Poço Dantas-PB

Norte
Brasilândia do Tocantins-TO
Pimenta Bueno-RO

Sudeste
Belo Horizonte-MG
Itaguaí-RJ
Mogi das Cruzes-SP
São Gonçalo do Rio Abaixo-MG

Sul
Bocaina do Sul-SC
Francisco Alves-PR






 Fonte: FNDE

No comments:

Post a Comment